Você já ouviu falar em mindfulness?
Mindfulness, que em português por ser traduzido como atenção plena, é uma técnica que vem sendo amplamente estudada e utilizada como forma do indivíduo se conectar consigo mesmo e minimizar os sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
Você já se percebeu “viajando”, como se estivesse sonhando acordado (e nem sempre é coisa boa…), quando deveria focar nos estudos, no trabalho, no trânsito ou em qualquer atividade? Você já se pegou querendo “desligar” sua mente e o fluxo ininterrupto de pensamentos?
Estamos sempre no piloto automático.
Fazemos as atividades rotineiras sem perceber como os pensamentos influenciam nosso estado emocional.
Já parou para refletir sobre o que são os pensamentos? De forma bem simplória, pensamento é um fluxo de energia que transita entre os neurônios; é um processo mental; é etéreo. O que pensamos não determina nossa realidade, mas muitas vezes experimentamos como real através das sensações.
Por exemplo: você não está satisfeito no seu trabalho atual. Pode ser que os pensamentos que estejam na sua mente, sem você se dar conta, sejam: “não consigo sair dessa situação”, “nunca vou ter um trabalho melhor do que esse”, “não sou bom o bastante”… e um pensamento vai encadeando no outro num fluxo sem fim e, geralmente, numa espiral negativa (muitos dos pensamentos negativos estão relacionados a crenças limitantes, mas isso é assunto para outro artigo). Você vai se sentindo estressado, irritado, isso acaba se refletindo no seu relacionamento familiar e muitas vezes nem sabe o motivo.
Tenho algumas coisas muito importantes para te dizer:
VOCÊ NÃO É OS SEUS PENSAMENTOS.
SEUS PENSAMENTOS NÃO DETERMINAM A SUA REALIDADE.
É POSSÍVEL SAIR DO PILOTO AUTOMÁTICO!
É aí que entra a prática da atenção plena: para tirar você do automatismo e te trazer para o aqui e agora, sem julgamento, como observador compassivo de si mesmo.
Mindfulness consiste em você parar e tomar consciência de si mesmo. A forma mais simples de fazer isso é através da respiração, prestando atenção em todos os movimentos que envolvem o respirar. E assim vai ficando muito claro perceber como nossos pensamentos constantemente desviam a nossa atenção.
A intenção não é esvaziar por completo a mente, isso é muito difícil, quase impossível! Mas sim tirar esse tempo para se observar, para perceber o quanto somos levados por pensamentos que não refletem, nem de longe, a realidade como se apresenta.
Com a prática, vai ficando mais fácil se perceber entrando nessas espirais de pensamentos negativos e você consegue interromper esse fluxo, simplesmente parando de alimentar a mente e prestando atenção no momento presente.
A prática da atenção plena ou mindfulness é uma forma de autoconhecimento. Aliada a outras práticas terapêuticas fica mais fácil se desfazer da ansiedade, do estresse e da depressão. Os resultados são visíveis!
Quer experimentar? Marque uma sessão sem compromisso e eu te explico mais sobre essa técnica.
Carolina Melo
Psicóloga
CRP 35956/5
Telefone/Whatsapp: (21) 99449-1599